Navegar no modo de navegação anônimo não é navegar no modo privado

Wibson

--

O famoso “modo de navegação anônima” que os navegadores oferecem para proteger a privacidade dos usuários é uma das ferramentas mais valorizadas por eles quando precisam realizar uma atividade na Internet sem deixar rastros de sua navegação.

Assim, muito poucas pessoas sabem que navegar sem deixar qualquer tipo de rasto é praticamente impossível com os motores de buscas tradicionais. Embora os navegadores permitam ao usuário a opção de pesquisar em uma sessão privada, esta função não garante o anonimato de forma alguma.

A rigor, usando o modo incógnito basicamente permite ao usuário garantias que não será fácil o compartilhamento de informações para um computador rastrear seu histórico de navegação, mas não para mascarar sua identidade ou atividade online.

Nesse sentido, o modo incógnito deve ser denominado estritamente de “modo esquecível”, uma vez que este tipo de navegação continua coletando informações e “espiando” os usuários apenas que cada vez que ele entra um novo identificador é definido. Ou seja, um novo “cookie”.

Dessa forma, o modo de navegação anônima, em teoria, não salva os dados do usuário, pois cada vez que você os insere, isso é feito com um novo id. No entanto, a verdade é que a atividade do usuário continua sendo rastreada o tempo todo. Na verdade, qualquer cientista de dados poderia cruzar vários IDs e identificar facilmente quais são de cada pessoa.

Texto que aparece na tela quando escolhemos a opção de ‘“modo de navegação anônima”.

Para explicar isso por meio de um exemplo gráfico, vamos imaginar que o usuário só use o modo de navegação anônima cada vez que navega. Isso significa que toda vez que você entra no navegador, um novo identificador é definido. Porém, os hábitos são os mesmos: você continua lendo os portais de notícias pela manhã, depois visita o site da sua empresa, depois o Linkedin.

Desta forma, embora cada vez que você navegue “incógnito” novos ids sejam configurados, com alguns cruzamentos de dados simples e análise de Big Data você pode prever quais IDs correspondem aos da mesma pessoa. No final das contas, como diz o ditado, o usuário pode alterar seu ID e seus cookies, mas não o seus costumes.

Portanto, o nome “modo incógnito” é confuso e ameaça a privacidade dos usuários, pois parece ser algo que não é. É por isso que, repetimos, é mais apropriado falar de “modo esquecível”.

Em consonância com isso, por exemplo, em março deste ano, um juiz dos EUA aprovou uma ação coletiva contra o Google por US $ 5 bilhões por rastrear usuários do Chrome no modo incógnito.

Os usuários alegaram que o Google tem um “negócio de rastreamento de dados difundido” e seu rastreamento persiste mesmo que os usuários tomem medidas para proteger suas informações privadas, como usar o modo anônimo no Chrome ou navegação privada no Safari e outros navegadores.

A juíza Lucy Koh escreveu em sua decisão que a empresa “não notificou os usuários que o Google está participando da suposta coleta de dados enquanto o usuário está no modo de navegação privada”.

É, em suma, uma mudança de paradigma em que a discussão em torno dos dados é cada vez mais colocada do lado do usuário. Mesmo quando usado no modo de navegação anônima.

--

--